Tontura ou Vertigem

A tontura (ou vertigem) é um sintoma que pode indicar a necessidade de uma consulta com um otologista
A tontura é um termo usado para descrever uma gama de sensações, como desequilíbrio, sensação de flutuação ou zonzura. A tontura que cria a falsa sensação de que você ou o ambiente estão girando ou se movendo é chamada de vertigem.
A tontura é uma das razões mais comuns para as visitas de adultos e idosos aos médicos. Perdas de equilíbrio constante ou vertigem podem afetar significativamente na qualidade de vida. Geralmente, a tontura representa uma alteração do labirinto, que se situa na orelha interna, embora, principalmente em idosos, causas neurológicas de tontura devam ser descartadas. Essas alterações de labirinto são conhecidas popularmente por labirintite, mas a verdadeira labirintite trata-se de uma infecção do labirinto, o que é raro. Na maior parte dos casos, trata-se de uma disfunção labiríntica ou labirintopatia.
Os problemas de labirinto têm uma tendência a serem recorrentes, por isso a investigação das suas causas é de extrema importância, para que o tratamento correto seja estabelecido.

Quais os sintomas das alterações de funcionamento do labirinto?

Pessoas com tonturas podem descrevê-la como várias sensações, tais como:
  • Uma falsa sensação de movimento ou giro (vertigem)
  • Sensação de fraqueza
  • Insegurança ou perda de equilíbrio
  • Flutuação ou cabeça pesada
Essas sensações podem ser desencadeadas ou pioradas ao caminhar, ficar de pé ou mover a cabeça bruscamente. A tontura pode ser acompanhada de náuseas ou vômitos e também de zumbido ou abafamento auditivo. Os episódios podem durar segundos, minutos ou dias e podem voltar a ocorrer.

Quais são as causas de tonturas?

A tontura tem muitas causas possíveis, na maior parte das vezes são decorrentes de distúrbios na orelha interna (labirinto). Podem também, serem causadas por uma condição de saúde subjacente, como problemas circulatórios, uso de algumas medicações, alterações de coluna cervical e até problemas neurológicos.
A forma como a tontura faz com que você se sinta, sua duração, os sintomas associados e seus gatilhos fornecem pistas para as possíveis causas.
As principais alterações do ouvido interno que causam tonturas ou vertigem, são:
  • Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB): Esta condição causa uma sensação de vertigem intensa e breve (segundos). Esses episódios são desencadeados por movimentos rápidos da cabeça, como quando você se vira na cama ou ao se levantar. A VPPB é a causa mais comum de vertigens e é causada por movimentação dos otólitos, que são como “cristais” que se situam no labirinto e são responsáveis pelo nosso equilíbrio.
  • Neuronite vestibular: Geralmente é uma vertigem súbita e intensa que dura horas a dias, com náuseas e vômitos e que pode impedir que a pessoa consiga ficar em pé. Não altera a audição e às vezes necessita internação hospitalar para tratamento dos sintomas mais intensos. Geralmente, ocorre por uma alteração do funcionamento do nervo vestibular, causada por alterações vasculares ou de origem viral.
  • Labirintite: Os sintomas são muito parecidos com o da neuronite vestibular, porém causa perda auditiva associada. Costuma ser mais rara que as anteriores e pode ter causa viral ou bacteriana.
  • Doença de Ménière: Esta doença envolve o excesso de acumulação de fluídos que circulam no interior do ouvido interno. É caracterizada por episódios súbitos de vertigem que podem durar até várias horas e perda de audição flutuante (audição melhora após passada a crise de vertigem), zumbido no ouvido e abafamento da audição.
  • Enxaqueca: Pessoas que têm enxaquecas podem ter episódios de vertigens ou outros tipos de tonturas mesmo quando não estão sentindo dor de cabeça severa. Tais episódios de vertigem podem durar minutos a horas e podem estar associados a dor de cabeça, e sensibilidade à luz e ruídos.
Assim, é de extrema importância que se procure o médico para esclarecer o diagnóstico e estabelecer o tratamento correto para cada tipo de tontura.

Outros sintomas comuns:

Share by: