Dor de ouvido

Como aliviar dor de ouvido
De forma geral, a dor de ouvido é mais frequente em bebês e crianças, que apresentam maiores chances de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo, uma vez que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Isto ocorre principalmente após uma gripe ou resfriado.
A dor de ouvido pode surgir também após a exposição a água ou a introdução de objetos, como cotonetes, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido, otite externa ou até o rompimento do tímpano. Outras causas, incluem problemas na mandíbula ou dentários.

Como identificar a dor de ouvido no bebê?

Para identificar a dor de ouvido ou infecção do ouvido em bebês, preste atenção aos seguintes sinais:
  • Febre;
  • Coceira no ouvido;
  • Irritabilidade e choro fácil;
  • Dificuldade em dormir;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade para ouvir sons mais baixos;
  • Perda de equilíbrio.
Nos casos de infecção do ouvido outros sintomas além da dor no ouvido podem surgir, tais como febre, secreção nos ouvidos, ou seja, líquido saindo do canal auditivo ou mau cheiro no ouvido. Nestes casos é recomendado consultar o médico para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos.

O que pode causar a dor de ouvido?

A dor de ouvido pode ter diversas causas, entre elas:
  • Otite média aguda – geralmente causada por quadro viral ou bacteriano, que ocorre junto ou após gripes e resfriados. Costuma ocorrer com febre e irritabilidade associadas. 
  • Otite externa – geralmente causada pela introdução de objetos, como cotonetes, grampos no canal auditivo externo ou após banhos de mar ou piscina.
  • Trauma – a introdução de objetos no canal auditivo externo, pode causar lacerações da pele do canal auditivo externo e também com perfuração da membrana timpânica.
  • Disfunção temporomandibular e problemas de oclusão dentária – problemas na articulação da mandíbula, como bruxismo ou deslocamento da articulação, que geram piora da dor ao abrir a boca para bocejar ou mastigar, por exemplo. Nestes casos pode-se colocar uma compressa quente junto do ouvido e da articulação da mandíbula para aliviar a dor, mas é importante consultar o otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado.
  • Barotrauma – Durante viagens de avião: normalmente, é causada variação de pressão na cabine da aeronave, que ocorre, na grande maioria das vezes, durante os pousos e decolagens. Nestas situações, recomendo mascar chiclete, bocejar ou fechar o nariz com os dedos e forçar o ar a sair pelo nariz tampado. Já no caso dos bebês, dar uma mamadeira durante as decolagens e pousos é a maneira mais usual de evitar a dor no ouvido.

Como aliviar dor de ouvido?

O tratamento para dor no ouvido deve ser sempre especificado por um médico, de preferência otorrino.
Muitas pessoas desejam saber dos melhores tratamentos para dor de ouvido, porém, é importante ter em mente que há diversos tipos de cuidados para dor de ouvido, de modo que é recomendado contar com um médico capacitado a dar o tratamento adequado para a dor de ouvido.

Porém, para aliviar a dor de ouvido em casa pode-se colocar uma compressa morna junto ao ouvido durante 15 minutos e utilizar analgésicos comuns, como paracetamol ou dipirona. No entanto, estes tratamentos só devem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido até a consulta médica e nunca devem substituir o tratamento médico.


Outros sintomas comuns:

Share by: