A amigdalite é caracterizada pela inflamação com inchaço das amígdalas. As amígdalas são gânglios localizados nas laterais da garganta, na parte mais funda da boca.
De forma geral, a dor de ouvido é mais frequente em bebês e crianças, que apresentam maiores chances de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo, uma vez que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Isto ocorre principalmente após uma gripe ou resfriado.
A dor de garganta, na maioria das vezes, pode indicar doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, e é um sintoma comum caracterizado por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar.
Ainda que existam diferentes tipos de infecções no ouvido, no geral, a condição é chamada de otite média aguda, o que indica a presença de inflamação e infecção do ouvido médio (área atrás do tímpano).
A mastoidite aguda nada mais é que uma inflamação do osso mastoide, que se localiza exatamente atrás da orelha, e é mais presente em crianças menores de 2 anos (ainda que possa acontecer em qualquer idade ao longo da vida).
O nome “otite” diz respeito a uma inflamação que pode ocorrer no ouvido médio, externo ou interno. Seu principal sintoma costuma ser a dor de ouvido e é causada, principalmente, pela presença de determinados microrganismos na orelha.
Os termos "rinorreia" e "rinite" são frequentemente usados para se referir ao nariz escorrendo. Porém, a rinorreia pode ser uma secreção nasal fina e clara, tipo água ou espessa e de coloração amarelo-esverdeada.
As causas mais conhecidas que levam ao acúmulo de secreção no ouvido são provenientes do ouvido médio ou do ouvido externo, e recebem o nome de otite.
A perda de audição repentina geralmente tem causa idiopática, ou seja, é desconhecida. Sabe-se que mecanismos microcirculatórios não bem estabelecidos, causas virais, pelo vírus herpes simples ou zoster podem estar relacionados com a perda de audição.
Uma tosse ocasional é normal e saudável. Uma tosse que persiste por várias semanas ou quando apresenta secreção, seja incolor, verde, amarela ou com sangue, pode indicar uma situação que precise de atenção médica.
O zumbido no ouvido (também conhecido como “tinnitus”, tinido ou zunido) é a percepção de ruído ou chiado nos ouvidos. O zumbido afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas, por isso é um problema comum.
Embora seja incômodo, o zumbido geralmente não é sinal de algo sério.
A tontura é um termo usado para descrever uma gama de sensações, como desequilíbrio, sensação de flutuação ou zonzura. A tontura que cria a falsa sensação de que você ou o ambiente estão girando ou se movendo é chamada de vertigem.